JCNS Engenharia

03 motivos para você ter um engenheiro em sua obra

Home »  Blog »  03 motivos para você ter um engenheiro em sua obra

03 motivos para você ter um engenheiro em sua obra

É muito comum ver proprietários de obras que evitam a contratação de engenheiros, na intenção de reduzir custos na etapa de execução de um projeto. Ter uma obra executada com qualidade, segurança e dentro do prazo, requer muito mais que otimizar custos na contratação de um especialista. O engenheiro é uma peça fundamental para qualquer obra, pois existem conhecimentos técnicos que somente este profissional está qualificado para oferecer.

O que reflete diretamente no custo do projeto, uma vez que a capacitação e gerenciamento de equipe para execução do projeto é indispensável. Por isso, apresentamos 03 motivos básicos para você ter um engenheiro em sua obra. Confira:

Normatização: Se você quer reformar um apartamento e precisa realizar alterações em paredes e pisos, é necessário a contratação de um engenheiro. O mesmo irá desenvolver um projeto específico para a reforma, considerando todos os riscos envolvidos na reforma. A Norma Técnica 16.280, publicada pela ABNT, em 18/04/2014 e revisada em agosto de 2015 deixa claro que, para qualquer alteração feita nas edificações de um condomínio, por exemplo – inclusive dentro das unidades – deverá ser apresentado um plano de reforma e uma  ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), assinada por um engenheiro.

Customização da obra: Estudo apontam que o desperdício de materiais e mão de obra em um projeto, podem ultrapassar 20% do valor total de uma obra. Já o custo com a contratação de um engenheiro, pode representar 2% do valor total da obra. A capacidade técnica no gerenciamento de obras, elaboração e gestão do projeto, além do monitoramento da equipe, evitam retrabalhos e desperdício significativo de material. Pense bem.

Planejamento do projeto: O planejamento estratégico, as programações físicas/financeiras, e o plano de ataque de obras, visam maior controle dos prazos de entrega e da otimização de recursos e custos. Planejar bem é reduzir custos. E para planejar assertivamente é necessário um profissional qualificado para que tudo ocorra conforme o cronograma de execução.

Ter um profissional responsável pela execução da sua obra, que oriente quais os melhores materiais e a melhor equipe, faz toda diferença para que seu projeto tenha sucesso em prazo, custo, risco e escopo. Construir e reformar, dentro da legalidade vai evitar problemas futuros com os órgãos reguladores, além de garantir a qualidade e segurança de quem mora no imóvel.

One Comment so far:

  1. disse:

    Esse artigo ajudou a esclarecer muitas dúvias, é sempre bom encontrar pessoas dispostas à ajudar, parabéns pela iniciativa, ótimo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *