JCNS Engenharia

A Ciência e Engenharia de Materiais e a Otimização de Recursos Naturais

Home »  Blog »  A Ciência e Engenharia de Materiais e a Otimização de Recursos Naturais

A Ciência e Engenharia de Materiais e a Otimização de Recursos Naturais

O consumo dos recursos naturais, oriundos do planeta Terra, sejam eles renováveis ou não, sempre foi objeto de discussão entre ambientalistas, engenheiros e cientistas do mundo inteiro.Embora o consumo de recursos naturais seja imprescindível para a sobrevivência e evolução do homem, faz se necessário o consumo responsável destes recursos, com o melhor aproveitamento de suas qualidades, menor impacto ao planeta, e máxima reutilização possível.Segundo ISAIA (2007) a Ciência e Engenharia dos Materiais oferece o conhecimento necessário para o desenvolvimento e aplicação dos materiais, através de meios eficientes utilizando menor quantidade de recursos naturais, de energia e de emanação de gases nocivos para atmosfera. Ainda, segundo ISAIA (2007), a Ciência e Engenharia dos Materiais estuda meios de reutilização dos materiais, após sua vida útil, ou o seu deposito eficiente, gerando menor impacto ao meio ambiente.

Para que se tenha uma melhor utilização dos recursos naturais, com menor impacto ao planeta, garantindo o desenvolvimento do homem, é necessário o investimento constante em Ciência e Engenharia dos Materiais.

José Yter Alcântara Costa é o fundador da JCNS Consultoria e editor desse blog. Especialista em gerenciamento de projetos pela PUC Minas. Ele pode ser contactado em:

Jose.costa@jcnsconsultoria.com.br

Skype: jose.yter

https://br.linkedin.com/in/joseyter

(11) 3895-0332 / (31) 99785-7889

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *