JCNS Engenharia

Cobertura Metálica: Quais as vantagens de ter uma em seu projeto

Home »  Blog »  Cobertura Metálica: Quais as vantagens de ter uma em seu projeto

Cobertura Metálica: Quais as vantagens de ter uma em seu projeto

On novembro 10, 2016, Posted by , In Blog, By , With No Comments
Sabemos que as estruturas mais utilizadas na construção de coberturas residenciais são madeira ou aço. Mesmo com uma imagem ainda associada à arquitetura industrial, as coberturas metálicas oferecem vantagens, devido à alta resistência às intempéries, mas também pela rapidez e economia na de sua aplicação.
Muitos aspectos são relevantes na hora de fazer a escolha ideal para o seu projeto de engenharia. Caso sua escolha fazer a cobertura com material metálico, alguns pontos positivos podem ser destacados:

Instalação da cobertura metálica

Diferente das coberturas de madeira, as construções em aço podem ser totalmente projetadas e realizadas nas fábricas, o que otimiza os custos e promovem uma instalação rápida e limpa. Outro aspecto que pode ser levado em conta é a proteção contra cupins e maior facilidade de transporte. Vale lembrar que a estrutura metálica é adaptável à diversos projetos e tipos de telha.

Durabilidade

O aço é 100% reciclável. Diferente da madeira, que sofre com a ação do tempo, como empenamentos e rachaduras, o aço não passa por esse tipo de problema. A galvanização permite que a estrutura de aço tenha uma longa vida, além de aumentar a resistência à corrosão e ferrugem. A fixação das estruturas de aço dispensam soldas e podem ser feitas por meio de parafusos.

Custo benefício

Aparentemente a instalação de uma cobertura de madeira sai mais em conta que a cobertura de aço. Isso se eliminarmos as constantes manutenções que esse material está sujeito, como reaplicações de verniz. No caso da cobertura metálica, não existe a necessidade de manutenções periódicas. Sem contar que esse material está menos exposto à deterioração e ataques de insetos.

Melhores opções para utilizar o Aço

No Brasil, existem vários tipos de aço.  Para utilização do aço em coberturas residenciais, destacamos 03 tipos: o galvanizado, o zincado e o patinável. Alguns possuem resistência muito maior que o aço comum ASTM A36. Os dois últimos citados são recomendados para cobertura metálica em locais onde há grande exposição de água e situações de maresia.
Para saber qual tipo de material você deverá utilizar em sua obra, é muito importante que tenha o acompanhamento de um profissional especializado. Além dessas informações esse profissional levará maior otimização ao seu projeto. Quer saber mais? Então confira 03 motivos para você ter um engenheiro em sua obra.
Quer ter mais informações sobre estruturas para o seu projeto? Clique no botão abaixo e fale conosco:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *