JCNS Engenharia

Porque sua obra precisa de um projeto estrutural

Home »  Sem categoria »  Porque sua obra precisa de um projeto estrutural

Porque sua obra precisa de um projeto estrutural

Na hora de construir uma casa ou um prédio, é muito importante que exista um projeto arquitetônico elaborado. Todas as informações referentes às dimensões e divisões de áreas devem ser inseridas nele, além de muitos outros direcionamentos que servem como um verdadeiro guia para engenheiro da obra e toda equipe. Mas além desse projeto, uma das partes mais importantes e que visa garantir a segurança e solidez da edificação, é o projeto estrutural, ou como é também chamado, “cálculo estrutural”.

Em sua definição, o projeto estrutural trata-se do dimensionamento de toda estrutura que irá sustentar a edificação. E isso envolve vigas, pilares, lajes, estruturas metálicas, dentre outros. É necessário ter um profissional especializado para a realização de um projeto estrutural e isso refletirá diretamente na segurança, economia e durabilidade do empreendimento.

Mas ter um profissional apenas, não basta. Outros itens e documentos são extremamente necessários para a realização de um projeto estrutural. Confira, abaixo, algumas informações mais comuns, solicitadas para elaboração de um cálculo estrutural:

1 – Laudo de Sondagem

Considerado um dos principais aspectos de segurança de uma obra, sendo obrigatório para construções com dois pavimentos ou mais, o laudo de sondagem é um documento que traz informações como tipo de solo, camadas existentes e comportamento do solo, mediante possíveis alterações.

2 – Projeto arquitetônico

O quanto antes o profissional tiver acesso ao projeto arquitetônico, menor será os ajustes e adequações deste, em relação à estrutura. Muitas vezes este profissional recebe o projeto arquitetônico após a aprovação da prefeitura, o que ocasionará em possíveis alterações. E essas alterações não serão bem vidas pelo arquiteto e o proprietário da obra. Mas a vantagem é que, quando o projeto arquitetônico ainda está na fase preliminar, já é possível fazer um pré-lançamento da estrutura.

3 – Levantamento topográfico para o projeto estrutural

Uma das primeiras coisas que um projetista precisa saber antes de iniciar um planejamento de obras, são as condições do terreno. Saber a posição relativa dos pontos na superfície fazem total diferença, na hora de realizar o planejamento estrutural e ver qual o melhor tipo de estrutura para o local.

 

4 – Avaliação de edificações vizinhas

Muito importante, principalmente em áreas urbanas, onde as construções são muito próximas, é necessário conhecer todas as condições antes de iniciar o projeto estrutural, a fim de evitar o comprometimento de qualquer fundação, devido a escavações e qualquer outro tipo perfuração.

 

5 – Prazo para início da obra

Se você não quer gastar mais nessa etapa do empreendimento, mas sabe que é importante a realização do projeto estrutural, entenda que quanto maior o prazo para execução do projeto estrutural, menos você tende a gastar. Quanto maior for o prazo que o projetista tiver, menor será o custo da solução que ele apresentará, pois teve tempo para encontrar a opção que mais se adéqua ao projeto. Porém se o seu prazo para realização do projeto estrutural for curto, ele tende a apresentar a solução mais viável dentro desse prazo, o que raramente levará em conta a otimização de custos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *